Projetos Sociais/ Aulas 1ª à 10ª

Curso de Gestor de Projetos Sociais

SENAC – SP/LAPA FAUSTOLO

Professor: José Passos

e-mail  josepassos@gmail.com

Clic nos itens lincados e saiba mais.

1ª AULA                     12/09/2009

APRESENTAÇÃO

ENTREGA DE APOSTILA

FORMAÇÃO DE COMISSÕES

– COMUNICAÇÃO E ESTACIONAMENTO;  responsável pela comunicação entre os membros do grupo. mudar de assunto quando este estiver causando muita polêmica ao ponto de desviar o objetivo da aula.

– CAFÉ:  o grupo foi dividido em dois, cada aula um grupo ficará responsável pelo lanche. Houve ainda a subdivisão entres os grupos/ metade trará alimentos sólidos e a outra metade, líquidos.

Tópicos abordados

– O que você entende por projetos Sociais?

– Um projeto nasce de uma  necessidade real

– A finalidade de um projeto é promover transformações.

– Projeto não é assistencialismo.

-Todo projeto tem começo , meio e fim

– Lider / moderador/ facilitador, é o primeiro que chega e o último que sai.

– 1º setor- setor público. (estado)

– 2º setor- setor privado (empresas)

-3º setor- instituições s/ fins lucrativos. (fundações, associações), podem até ter lucros, mas os mesmos devem ser revertidos para a própria associação)

Dicas:

-cursogratuito/Itaú. Avaliador de projetos sociais fundaçãoitausocial.org.br)

– saiba mais sobre financiamento de projetos no site/escoladogoverno .com.br

SOBRE LIDERANÇA

ver o filme: O último Samurai Fomos heróis

conclusão: Nos dois filmes encontramos exemplos de bons lideres, nos quais os liderados depositam confiança, admiração e respeito, a ponto de por eles  sacrificar a própria vida. Por outro lado existe um líder que odiado pelos liderados, é obedecido apenas  por obrigação ou por dinheiro.

2ª AULA                19/09/2009

Tópicos abordados

Gestor de Projetos não é escritor de projetos, é um administrador.

existem hoje 276 associações (c/ CNPJ)

1543 – início das atividades do terceiro setor (Sta casa de misericórdia)

1964 – surgimento da ONGS (ver apostila, pág. 4)

1993 – Herbert de Souza ( Betinho) criador da ação para cidadania contra a miséria e a fome.

1987 – constituição que trouxe o cidadão para a frente. 1997 – criação do centro de voluntariado no Brasil.

1998 – promulgada a lei de serviço do voluntariado (lei 9.608), pelo então presidente Fernabdo Henrique cardoso.

2001 – Proclamação da ONU / voluntariado internacional. comemorado no dia de dezembro.

2002 – surge um novo código civil.

Dicas:

– Ongs (apelido) =

a- Associações

b- fundações

c- entidades religiosas

-não se diz – semi analfabetos e sim semi alfabetizados.

-você pode não gostar d políticos, mas tem que amar fazes política.

– Nenhum projeto pode ser construído com ansiedade, o esquecimento de um pequeno detalhe pode levá-lo ao fracasso.

– um projeto tem que ter sustentabilidade. se 3o % do projeto estiver restringido a um único financiador ele estará fadado ao fracasso.

Títulos e Qualificações

DUO –   declaração de utilidade pública. (lei federal/ 50.517/61)

OSCIP – Organização da sociedade civil de interesse público. (lei federal / 9.790/99)

CEBAS – Certificado de entidade beneficente da assistência social; (lei federal/ 8742/93

FUNCAD – Fundo para quem trabalha com crianças e adolescentes.

CMDCA – Comissão municipal da criança e do adolescente.

MJ – ministério da justiça.

Instituto Probono – auxilia na construção do estatuto.

Disk denúncia 181

sites interessantes.

wwwabong.com,br

gife.org..br

Ação educativa

FIB = felicidade interna bruta.

Lição de casa:  ler os textos que estarão sendo disponibilizados no site. pesquisar sobre Silvia Rangel – trabalha c/ projetos / Suzano:

OBS: clic nos links e saiba mais sobre o assunto.

Trabalho em grupo:  Cinco pontos para serem observados na construção de um projeto;  Democracia, Debate, Diálogo, Discussão e consenso

3ª Aula                         26/09/2009

Tópicos abordados

– As vezes as pessoas apresentam uma visão errada dobre o terceiro setor achando que se trata de assistêncialismo, quando na verdade o ideal é que ele promova transformações na vida das pesoas.

– Devemos ter versões variadas sobre as coisas. O gestor  tem que ter uma visão sistemica .

-As vezes é preciso se afastar para ver melhor

– A melhor maneira de encontrar uma solução é ver e ouvir.Essa é uma das missões do gestor.

– não existe uma má equipe e sim um mau líder.

– Cidadania  é não ser omisso, não ser conivente com o errado.

– Diálogo  =  esvaziar de expressões.

Leitura – Escutatória /Rubens Alves (ver pág. textos)

– Dinâmica: Objetivo: ( aprender a ouvir) ouvir o amigo por cinco minutos sem interrupção.

– Dinâmica do barbante ( mostrar que todos somos capazes e que podemos nos superar sempre).

– Dinâmica: (ver de longe , ver de perto)

Dinâmica da cadeira (visões diferentes sobre o mesmo objeto, dependendo do ângulo que o obsevador  está  observando, poderá ver o objeto de outra forma.)

(ver detalhes / pág. Dinâmicas para ser aplicadas em grupos).

Filme indicado: Deu a louca na chapéuzinho. versão variada das coisas.

-Trabalho em grupo sobre redes.

– Exposição e comentários sobre o trabalho.

Pesquisar em casa . O que é rede?

TUDO SOBRE REDES SOCIAIS

4ª Aula                    03/10/2009

Tópicos abordados

–  Breve revisão da aula anterior/  esclarecimento de dúvidas sobre diálogo

– Rede = vários conceitos

junção das coisas ou pessoas para um só objetivo.

– sistema que reúne pessoas ou organizações, de forma igualitária e democrática a fim de construir novos compromissos que beneficiem a vida das comunidades.

– conjunto de relações sociais entre indivíduos,que se reproduzem e apresentam padrões persistentes ao longo do tempo e que mantem entre si ações isonômicas.

– tecidos sociais que se formam a partir do estabelecimento de relações  entre entes indepêndentes mobilizados por objetivos comuns.

– Estruturas em que seus integrantes se conectam  horizontalmente  e todos os demais, diretamente ou através dos que os cercam. Neste modelo não há um chefe e sim uma vontade coletiva de realizar um objetivo.

– O funcionamento de um rede depende de um pacto que realize uma coordenação das autonomias, assegurando num só movimento a ação coletiva e a individualidade de cada membro da rede.

Dinâmica: nó vivo, virar a roda: (objetivo; mostrar que trabalhar em conjunto e com adequada comunicação é bem mais fácil).

Dinâmica:  A teia de barbantes . ( Objetivo mostrar que somos uma rede,

estamos interligados direta ou indiretamente uns com os outros).

Treinamento para mobilizar pessoas.

Conclusão:mobilizar pessoas não é tarefa fácil.. Sempre nos causa angustia temos que estar seguros do que estamos falando e preparados para intervenções a todo momento.

Debate: A conquista do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas no ano de 2016.

Leitura:” O vestido azul”, que demonstra que um pequeno gesto pode fazer a diferença.

Dicas:

site www.augustodefranco.org.com

Fundação Itaú social – não realizará mais projetos solitários a partir de 2010

Tipos de rede: Descentralizada, Centralizada,Distribuida, hierarquica. (ver apostila pág. 12)

5ª Aula                             10/10/2009

Tópicos abordados

– Gestor não é escritor de projetos, existem esqueletos prontos para para que sejam preenchidos e enviados.

_ Para realização de um projeto é preciso observar as necessidades básicas da população local.

– As comunidades as vezes são resistentes.  Um mediador tem que passar confiança.

– Um  projeto tem que ter objetivo específico, depois os gerais.

– Projetos sem mediador, sem remuneração dificilmente resistem ao por muito tempo.

Leitura compartilhada: ( Aprendendo além dos lobos), comentários sobre a leitura.

Trabalho em grupo: responder;

– O que é uma cultura de aprendizagem?

– Como alguém pode institucionalizar essa cultura?

– O que entendemos por aprendizagem?

conclusões:

Três grupos foram formados e cada um teve a sua própria visão e varia conclusões foram realizadas. O nosso grupo concluiu que cultura de aprendizagem é o que trouxemos enrraigados dos costumes e crenças de nossos antepassados e o que é passado pela sociedade em que vivemos, incluindo a mídia. A institucionalização da cultura, é a cultura imposta pelas instituições (escolas faculdades e universidades publicas ou particulares que carregam o molde dos conteúdos daquilo que acreditam que os alunos devem aprender). E finalmente a aprendizagem para nós é quando a informação, o conhecimento são questinados , internalizados, e utilizados para transformação tanto do indivíduo, quanto da sociedade na qual participa.

Sugestões: entrar no site pesquisar e participar  se possível de uma rede social. Conhecer Elisa Pena. (Juíza de direito).

6ª AULA                   17/10/2009

Sobre as faltas  – CURSO:  160 horas/ faltas permitidas 25% = 5 faltas dia. 40 faltas  = 8 dias.

Tópicos abordados

revisão: aprendendo além dos lobos,ouvir mais e falar menos.

Aspectos importantes de aprendizagem, segundo Peter Senge

Domínio pessoal– abertura de espírito à realidade e vidas vividas com uma atitude criativa e não reativa.

Modelos mentais – imagens internas profundamente arraigadas sobre o funcionamento do mundo que nos limitam a formas bem conhecidas de pensar e de agir.

Visão compartilhada – é importante a co-criaçao e a visão compartiljada por todos e por cada um. Aprendizagem em grupo. As leis da equipe são o diálogo e a discussão.

Aprendizagem em equipe – é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultadosque os seus membros realmente desejam.

Pensamento sistêmico – é uma disciplina para ver o todo.é um quadro referencial para ver interrelacionados, ao invés de eventos individuais, os padrões de mudança, em vez de fotos instântaneas. O pensamento sistêmico é uma sensibilidade à sutil interconectividade que dá aos sistemas vivos, o seu caráter único.

Ex: O que vemos? a árvore ou a floresta?

O Gestor tem que ter uma visão do todo. ampliar a visão.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL; é  mudança social, mudança nos componentes e nas relações entre os componentes do conjunto que constitui o que chamamos de sociedade.

DESENVOLVIMENTO LOCAL; é um conceito microssocial  que agrega os resultados de todas as organizações privadas, públicas e sociedade civil organizada de um território, orientadas para a promoção das dimensões e dos fatores econômicos, humanos , sociais e ambientais.

CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO- haverá mudança social, quando houver alteração do capital humano e do capital social.

capital human0 =(CH) capacidade das pessoas somharem e correrem atrás dos próprios sonhos.

capital social =  (CS)capacidade da sociedade de cooperar. de formar redes.

SUSTENTABILIDADE é desenvolvimento sistêmico dos fatores econômicos, ambientais, sociais, políticos e culturais

(ver apost. pág. 17).

Capitais extra econômicos

CAPITAL NATURAL = termo utilizado para reserva de recursos naturais, de onde se originam os recursos benéficos (ex: ciclo de nutrientes, proteção contra a erosão, etc)

CAPITAL HUMANO = representa o conhecimento, as habilidades a capacidade de trabalho e a boa saúde que juntos, permitem as pessoas buscar diferentes estratégias de meio de vida e alcançar seus objetivos.

CAPITAL SOCIAL=  redes de conecções entre indivíduos com interesses comuns que fortalecem a confiança das pessoas e sua capacidade de trabalhar em conjunto .

MECANISMOS CONSTITUCIONAIS

Participação do cidadão = todo ser é cidadão a partir do momento que nasce.Porém nos tornamos cidadãos realmente quando exercemos o direito de cidadania) ex: conselho tutelar, orçamento participativo,conselho gestor de saúde,conselho da habitação, plano diretor etc..

Plebiscito (Ex; escolha do sistema de governo, desarmamento)

referendo = posse

Dinâmica de grupo =  jogo: dominó/discussões sobre os sentimentos experimentados, e questionamento sobre as qualidades  que um bom jogador/gestor, deve ter.

CONCLUSÕES:

– SENTIMENTOS – união, competição,nervosismo, satisfação,indecisão. fracasso,compreensão,ansiedade.

PARA SER UM BOM JOGADOR É PRECISO: conhecimento,habilidade, estratégia, planejamento,autoconfiança, agilidade, raciocínio lógico, persistência,democracia, dinamismo,

OBS; O gestor concretiza o objetivo específico. tem que saber avaliar, perdendo ou ganhando. toda habilidade poderá ser desenvolvida no percurso da atividade

Sugestão de leituras: O óscio criativo'” (Domênico de mazzi).

Para casa: Ler a constituição (art. 1º ao 6º)

Ler texto disponibilizado no G grupo. “Pobreza e desenvolvimento local”

(Augusto de Franco)

7ª Aula                         24/10/2009

Ausente                 (encontro de Jundiaí)

Tópicos abordados

FOFA (força, fraqueza, oportunidade, ameaça).

CONSTITUIÇÃO FEDERAL = não só ler, tem que ser colocada e prática.

Brasil = 26 Estados  + Distrito Federal (mapa do Brasil).

Estudar faz de você  uma pessoa mais crítica.

Principio da legalidade : tudo que não é proibido, é permutido.

Não devemos ser submisso, devemos valer o nosso direito.

site sugerido: transparênciabrasil/ prestação de contas do governo.


DEMOCRACIA

CONCEITO: No sentido forte, não se refere apenas , ou principalmente ao funcionamento das instituições públicas,mas é um modo de vida. é uma aposta na generosidade, na capacidade de todas as pessoas para dirigir suas próprias vidas, livre de coerção.

É um pacto de convivência baseado na aceitação da legitimidade do outro na liberdade e na valorização da opinião e na conversação realizada no espaço público, que tem como objetivo resolver pacificamente , os dilemas de ação coletiva de modo a privilegiar a construção progressiva de consensos entre posições diferentes ou conflitantes, transformando assim, inimizade política em amizade política.

ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO

Mecanismos constitucionais = Constituição federal Art. 5 LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade que o Estado participe , á moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico ou cultural, ficando o autor , salvo comprovada má fé. isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

art. 14 = A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos , e nos termos da lei, mediante: I) plebiscito; II) referendo

plebiscito e referendo são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional legislativa e administrativa. ( ver mais ( lei federal 9.709/98

Seguridade Social = compreende im conjunto integrado de ações de iniciativas dos  poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (ver mais CF Art. 194, 198, 204)

Educação

CF= (artigo 206)= direito de todos e dever do estado e da familia, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoas, seu preparo para o exercicío da cidadanis e sua qualificação para o trabalho.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios.

VI- gestão democrática de ensino público em forma da lei.

CONSELHOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

–  de emprego = lei federal 7.998/98

de proteção a criança e ao adolescente = lei Federal (8.o69/90

-saúde= 8.142/91

Assistência social = 8.742/91.


8ª Aula                       31/10/2009

Tópicos abordados

Fatores de mudanças = redemocratização da sociedade ; ( ver apostila, pág. 23).

Fatores externos e internos.

Àrvore de problemas: temos que ver a raiz dos problemas e não só o visivel (folhas, galhos, troncos,etc)

ESTUDO DE CASO ( ver GPS texto ).

Objetivos do setor privado, a tripla contabilização

Responsabilidade social empresarial = não é só gerar empregos., administrar perdas e lucros é também a responsabilidade do bem estar dos empregados.(ver apost. pág.24/25)

Fundamentos legais: ( Lei Federal nº 6.404/76), ( ver artigos, 17,219,182,186).- Geração de empregos,desenvolvimento tecnológico, função social da propriedade urbana e rural.

STAKE HOLDNERS: funcionários,parceiros de negocios,acionistas, fornecedores, clientes consumidores. (ver apost. pág. 24).

Mapa de contexto = análise; diágnóstica das pessoas que estão inseridas = identificação das necessidades da região, organização, comparação, divisão de missão.

Filme : O jarro (discussões  ficaram p/  próxima aula).

PARA CASA:  Escrever algumas linhas sobre o filme: o jarro.

9ª Aula  /                o7/11/2009

Comentários sobre o filme: O jarro

Tópicos abordados :

ver pág. 25

– Não é qualquer um que pode ser voluntário, Para ser voluntário tem que ser qualificado.

– Ao se candidatar ao serviço de voluntariado, o voluntário assina um termo de responsabilidade, ficando ciente que não tem vínculos empregativos  nem salário.

– Cabe ao Gestor, observar o perfil do voluntário, treiná-lo, e verificar se ele tem afinidade e capacitação para a função.

– Todo projeto tem que ter pelo menos uns 4 itens falando da sustentabilidade social.

– Existem diferenças entre sustentabilidade social e sustentabilidade do prrojeto.( sustentabilidade social = ação social), (suatentabilidade do projeto =recursos para dar continuidade no projeto)

Todo projeto tem que ocasionar mudanças, para isso é preciso: planejamento,monitoramento e avaliação.

– Planejar não é perder é ganhar tempo.

Ex. de empresas que investem no desenvolvimento sustentável: Natura , Ethos, Bovespa.(ver pág. 27/ apost.)

10ª Aula /                14/11/2009

Aviso: (dia 21 não  haverá aula)

Dinâmica FOFA

Força

Oportunidade

Fraqueza

Ameaça

Estudo de caso: Mães Atuantes. ver (blog ou/ e arquivos G grupos).

aplicar o FOFA.

Organização do evento: churrasco amigo (ver arquivo G grupo).

Atividade em grupo: O que devo fazer para casar? (trocar a pergunta)

– O que devo fazer para encontrar boas parcerias?(ver arquivo G grupo).





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