Curso de Gestor de Projetos Sociais
SENAC – SP/LAPA FAUSTOLO
Professor: José Passos
e-mail josepassos@gmail.com
Clic nos itens lincados e saiba mais.
1ª AULA 12/09/2009
APRESENTAÇÃO
ENTREGA DE APOSTILA
FORMAÇÃO DE COMISSÕES
– COMUNICAÇÃO E ESTACIONAMENTO; responsável pela comunicação entre os membros do grupo. mudar de assunto quando este estiver causando muita polêmica ao ponto de desviar o objetivo da aula.
– CAFÉ: o grupo foi dividido em dois, cada aula um grupo ficará responsável pelo lanche. Houve ainda a subdivisão entres os grupos/ metade trará alimentos sólidos e a outra metade, líquidos.
Tópicos abordados
– O que você entende por projetos Sociais?
– Um projeto nasce de uma necessidade real
– A finalidade de um projeto é promover transformações.
– Projeto não é assistencialismo.
-Todo projeto tem começo , meio e fim
– Lider / moderador/ facilitador, é o primeiro que chega e o último que sai.
– 1º setor- setor público. (estado)
– 2º setor- setor privado (empresas)
-3º setor- instituições s/ fins lucrativos. (fundações, associações), podem até ter lucros, mas os mesmos devem ser revertidos para a própria associação)
Dicas:
-cursogratuito/Itaú. Avaliador de projetos sociais fundaçãoitausocial.org.br)
– saiba mais sobre financiamento de projetos no site/escoladogoverno .com.br
SOBRE LIDERANÇA
ver o filme: O último Samurai e Fomos heróis
conclusão: Nos dois filmes encontramos exemplos de bons lideres, nos quais os liderados depositam confiança, admiração e respeito, a ponto de por eles sacrificar a própria vida. Por outro lado existe um líder que odiado pelos liderados, é obedecido apenas por obrigação ou por dinheiro.
2ª AULA 19/09/2009
Tópicos abordados
Gestor de Projetos não é escritor de projetos, é um administrador.
existem hoje 276 associações (c/ CNPJ)
1543 – início das atividades do terceiro setor (Sta casa de misericórdia)
1964 – surgimento da ONGS (ver apostila, pág. 4)
1993 – Herbert de Souza ( Betinho) criador da ação para cidadania contra a miséria e a fome.
1987 – constituição que trouxe o cidadão para a frente. 1997 – criação do centro de voluntariado no Brasil.
1998 – promulgada a lei de serviço do voluntariado (lei 9.608), pelo então presidente Fernabdo Henrique cardoso.
2001 – Proclamação da ONU / voluntariado internacional. comemorado no dia de dezembro.
2002 – surge um novo código civil.
Dicas:
– Ongs (apelido) =
a- Associações
b- fundações
c- entidades religiosas
-não se diz – semi analfabetos e sim semi alfabetizados.
-você pode não gostar d políticos, mas tem que amar fazes política.
– Nenhum projeto pode ser construído com ansiedade, o esquecimento de um pequeno detalhe pode levá-lo ao fracasso.
– um projeto tem que ter sustentabilidade. se 3o % do projeto estiver restringido a um único financiador ele estará fadado ao fracasso.
Títulos e Qualificações
DUO – declaração de utilidade pública. (lei federal/ 50.517/61)
OSCIP – Organização da sociedade civil de interesse público. (lei federal / 9.790/99)
CEBAS – Certificado de entidade beneficente da assistência social; (lei federal/ 8742/93
FUNCAD – Fundo para quem trabalha com crianças e adolescentes.
CMDCA – Comissão municipal da criança e do adolescente.
MJ – ministério da justiça.
Instituto Probono – auxilia na construção do estatuto.
Disk denúncia 181
sites interessantes.
FIB = felicidade interna bruta.
Lição de casa: ler os textos que estarão sendo disponibilizados no site. pesquisar sobre Silvia Rangel – trabalha c/ projetos / Suzano:
OBS: clic nos links e saiba mais sobre o assunto.
Trabalho em grupo: Cinco pontos para serem observados na construção de um projeto; Democracia, Debate, Diálogo, Discussão e consenso
3ª Aula 26/09/2009
Tópicos abordados
– As vezes as pessoas apresentam uma visão errada dobre o terceiro setor achando que se trata de assistêncialismo, quando na verdade o ideal é que ele promova transformações na vida das pesoas.
– Devemos ter versões variadas sobre as coisas. O gestor tem que ter uma visão sistemica .
-As vezes é preciso se afastar para ver melhor
– A melhor maneira de encontrar uma solução é ver e ouvir.Essa é uma das missões do gestor.
– não existe uma má equipe e sim um mau líder.
– Cidadania é não ser omisso, não ser conivente com o errado.
– Diálogo = esvaziar de expressões.
– Leitura – Escutatória /Rubens Alves (ver pág. textos)
– Dinâmica: Objetivo: ( aprender a ouvir) ouvir o amigo por cinco minutos sem interrupção.
– Dinâmica do barbante ( mostrar que todos somos capazes e que podemos nos superar sempre).
– Dinâmica: (ver de longe , ver de perto)
– Dinâmica da cadeira (visões diferentes sobre o mesmo objeto, dependendo do ângulo que o obsevador está observando, poderá ver o objeto de outra forma.)
(ver detalhes / pág. Dinâmicas para ser aplicadas em grupos).
Filme indicado: Deu a louca na chapéuzinho. versão variada das coisas.
-Trabalho em grupo sobre redes.
– Exposição e comentários sobre o trabalho.
Pesquisar em casa . O que é rede?
TUDO SOBRE REDES SOCIAIS
4ª Aula 03/10/2009
Tópicos abordados
– Breve revisão da aula anterior/ esclarecimento de dúvidas sobre diálogo
– Rede = vários conceitos
– junção das coisas ou pessoas para um só objetivo.
– sistema que reúne pessoas ou organizações, de forma igualitária e democrática a fim de construir novos compromissos que beneficiem a vida das comunidades.
– conjunto de relações sociais entre indivíduos,que se reproduzem e apresentam padrões persistentes ao longo do tempo e que mantem entre si ações isonômicas.
– tecidos sociais que se formam a partir do estabelecimento de relações entre entes indepêndentes mobilizados por objetivos comuns.
– Estruturas em que seus integrantes se conectam horizontalmente e todos os demais, diretamente ou através dos que os cercam. Neste modelo não há um chefe e sim uma vontade coletiva de realizar um objetivo.
– O funcionamento de um rede depende de um pacto que realize uma coordenação das autonomias, assegurando num só movimento a ação coletiva e a individualidade de cada membro da rede.
Dinâmica: nó vivo, virar a roda: (objetivo; mostrar que trabalhar em conjunto e com adequada comunicação é bem mais fácil).
Dinâmica: A teia de barbantes . ( Objetivo mostrar que somos uma rede,
estamos interligados direta ou indiretamente uns com os outros).
Treinamento para mobilizar pessoas.
Conclusão:mobilizar pessoas não é tarefa fácil.. Sempre nos causa angustia temos que estar seguros do que estamos falando e preparados para intervenções a todo momento.
Debate: A conquista do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas no ano de 2016.
Leitura:” O vestido azul”, que demonstra que um pequeno gesto pode fazer a diferença.
Dicas:
site www.augustodefranco.org.com
Fundação Itaú social – não realizará mais projetos solitários a partir de 2010
Tipos de rede: Descentralizada, Centralizada,Distribuida, hierarquica. (ver apostila pág. 12)
5ª Aula 10/10/2009
Tópicos abordados
– Gestor não é escritor de projetos, existem esqueletos prontos para para que sejam preenchidos e enviados.
_ Para realização de um projeto é preciso observar as necessidades básicas da população local.
– As comunidades as vezes são resistentes. Um mediador tem que passar confiança.
– Um projeto tem que ter objetivo específico, depois os gerais.
– Projetos sem mediador, sem remuneração dificilmente resistem ao por muito tempo.
Leitura compartilhada: ( Aprendendo além dos lobos), comentários sobre a leitura.
Trabalho em grupo: responder;
– O que é uma cultura de aprendizagem?
– Como alguém pode institucionalizar essa cultura?
– O que entendemos por aprendizagem?
conclusões:
Três grupos foram formados e cada um teve a sua própria visão e varia conclusões foram realizadas. O nosso grupo concluiu que cultura de aprendizagem é o que trouxemos enrraigados dos costumes e crenças de nossos antepassados e o que é passado pela sociedade em que vivemos, incluindo a mídia. A institucionalização da cultura, é a cultura imposta pelas instituições (escolas faculdades e universidades publicas ou particulares que carregam o molde dos conteúdos daquilo que acreditam que os alunos devem aprender). E finalmente a aprendizagem para nós é quando a informação, o conhecimento são questinados , internalizados, e utilizados para transformação tanto do indivíduo, quanto da sociedade na qual participa.
– Sugestões: entrar no site pesquisar e participar se possível de uma rede social. Conhecer Elisa Pena. (Juíza de direito).
6ª AULA 17/10/2009
Sobre as faltas – CURSO: 160 horas/ faltas permitidas 25% = 5 faltas dia. 40 faltas = 8 dias.
Tópicos abordados
revisão: aprendendo além dos lobos,ouvir mais e falar menos.
Aspectos importantes de aprendizagem, segundo Peter Senge
Domínio pessoal– abertura de espírito à realidade e vidas vividas com uma atitude criativa e não reativa.
Modelos mentais – imagens internas profundamente arraigadas sobre o funcionamento do mundo que nos limitam a formas bem conhecidas de pensar e de agir.
Visão compartilhada – é importante a co-criaçao e a visão compartiljada por todos e por cada um. Aprendizagem em grupo. As leis da equipe são o diálogo e a discussão.
Aprendizagem em equipe – é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultadosque os seus membros realmente desejam.
Pensamento sistêmico – é uma disciplina para ver o todo.é um quadro referencial para ver interrelacionados, ao invés de eventos individuais, os padrões de mudança, em vez de fotos instântaneas. O pensamento sistêmico é uma sensibilidade à sutil interconectividade que dá aos sistemas vivos, o seu caráter único.
Ex: O que vemos? a árvore ou a floresta?
O Gestor tem que ter uma visão do todo. ampliar a visão.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL; é mudança social, mudança nos componentes e nas relações entre os componentes do conjunto que constitui o que chamamos de sociedade.
DESENVOLVIMENTO LOCAL; é um conceito microssocial que agrega os resultados de todas as organizações privadas, públicas e sociedade civil organizada de um território, orientadas para a promoção das dimensões e dos fatores econômicos, humanos , sociais e ambientais.
CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO- haverá mudança social, quando houver alteração do capital humano e do capital social.
capital human0 =(CH) capacidade das pessoas somharem e correrem atrás dos próprios sonhos.
capital social = (CS)capacidade da sociedade de cooperar. de formar redes.
SUSTENTABILIDADE é desenvolvimento sistêmico dos fatores econômicos, ambientais, sociais, políticos e culturais
(ver apost. pág. 17).
Capitais extra econômicos
CAPITAL NATURAL = termo utilizado para reserva de recursos naturais, de onde se originam os recursos benéficos (ex: ciclo de nutrientes, proteção contra a erosão, etc)
CAPITAL HUMANO = representa o conhecimento, as habilidades a capacidade de trabalho e a boa saúde que juntos, permitem as pessoas buscar diferentes estratégias de meio de vida e alcançar seus objetivos.
CAPITAL SOCIAL= redes de conecções entre indivíduos com interesses comuns que fortalecem a confiança das pessoas e sua capacidade de trabalhar em conjunto .
MECANISMOS CONSTITUCIONAIS
Participação do cidadão = todo ser é cidadão a partir do momento que nasce.Porém nos tornamos cidadãos realmente quando exercemos o direito de cidadania) ex: conselho tutelar, orçamento participativo,conselho gestor de saúde,conselho da habitação, plano diretor etc..
Plebiscito (Ex; escolha do sistema de governo, desarmamento)
referendo = posse
Dinâmica de grupo = jogo: dominó/discussões sobre os sentimentos experimentados, e questionamento sobre as qualidades que um bom jogador/gestor, deve ter.
CONCLUSÕES:
– SENTIMENTOS – união, competição,nervosismo, satisfação,indecisão. fracasso,compreensão,ansiedade.
PARA SER UM BOM JOGADOR É PRECISO: conhecimento,habilidade, estratégia, planejamento,autoconfiança, agilidade, raciocínio lógico, persistência,democracia, dinamismo,
OBS; O gestor concretiza o objetivo específico. tem que saber avaliar, perdendo ou ganhando. toda habilidade poderá ser desenvolvida no percurso da atividade
Sugestão de leituras: “O óscio criativo'” (Domênico de mazzi).
Para casa: Ler a constituição (art. 1º ao 6º)
Ler texto disponibilizado no G grupo. “Pobreza e desenvolvimento local”
(Augusto de Franco)
7ª Aula 24/10/2009
Ausente (encontro de Jundiaí)
Tópicos abordados
FOFA (força, fraqueza, oportunidade, ameaça).
CONSTITUIÇÃO FEDERAL = não só ler, tem que ser colocada e prática.
Brasil = 26 Estados + Distrito Federal (mapa do Brasil).
Estudar faz de você uma pessoa mais crítica.
Principio da legalidade : tudo que não é proibido, é permutido.
Não devemos ser submisso, devemos valer o nosso direito.
site sugerido: transparênciabrasil/ prestação de contas do governo.
DEMOCRACIA
CONCEITO: No sentido forte, não se refere apenas , ou principalmente ao funcionamento das instituições públicas,mas é um modo de vida. é uma aposta na generosidade, na capacidade de todas as pessoas para dirigir suas próprias vidas, livre de coerção.
É um pacto de convivência baseado na aceitação da legitimidade do outro na liberdade e na valorização da opinião e na conversação realizada no espaço público, que tem como objetivo resolver pacificamente , os dilemas de ação coletiva de modo a privilegiar a construção progressiva de consensos entre posições diferentes ou conflitantes, transformando assim, inimizade política em amizade política.
ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO
Mecanismos constitucionais = Constituição federal Art. 5 LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade que o Estado participe , á moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico ou cultural, ficando o autor , salvo comprovada má fé. isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
art. 14 = A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos , e nos termos da lei, mediante: I) plebiscito; II) referendo
plebiscito e referendo são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional legislativa e administrativa. ( ver mais ( lei federal 9.709/98
Seguridade Social = compreende im conjunto integrado de ações de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (ver mais CF Art. 194, 198, 204)
Educação
CF= (artigo 206)= direito de todos e dever do estado e da familia, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoas, seu preparo para o exercicío da cidadanis e sua qualificação para o trabalho.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios.
VI- gestão democrática de ensino público em forma da lei.
CONSELHOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
– de emprego = lei federal 7.998/98
– de proteção a criança e ao adolescente = lei Federal (8.o69/90
-saúde= 8.142/91
Assistência social = 8.742/91.
8ª Aula 31/10/2009
Tópicos abordados
Fatores de mudanças = redemocratização da sociedade ; ( ver apostila, pág. 23).
Fatores externos e internos.
Àrvore de problemas: temos que ver a raiz dos problemas e não só o visivel (folhas, galhos, troncos,etc)
ESTUDO DE CASO ( ver GPS texto ).
Objetivos do setor privado, a tripla contabilização
Responsabilidade social empresarial = não é só gerar empregos., administrar perdas e lucros é também a responsabilidade do bem estar dos empregados.(ver apost. pág.24/25)
Fundamentos legais: ( Lei Federal nº 6.404/76), ( ver artigos, 17,219,182,186).- Geração de empregos,desenvolvimento tecnológico, função social da propriedade urbana e rural.
STAKE HOLDNERS: funcionários,parceiros de negocios,acionistas, fornecedores, clientes consumidores. (ver apost. pág. 24).
Mapa de contexto = análise; diágnóstica das pessoas que estão inseridas = identificação das necessidades da região, organização, comparação, divisão de missão.
Filme : O jarro (discussões ficaram p/ próxima aula).
PARA CASA: Escrever algumas linhas sobre o filme: o jarro.
9ª Aula / o7/11/2009
Comentários sobre o filme: O jarro
Tópicos abordados :
ver pág. 25
– Não é qualquer um que pode ser voluntário, Para ser voluntário tem que ser qualificado.
– Ao se candidatar ao serviço de voluntariado, o voluntário assina um termo de responsabilidade, ficando ciente que não tem vínculos empregativos nem salário.
– Cabe ao Gestor, observar o perfil do voluntário, treiná-lo, e verificar se ele tem afinidade e capacitação para a função.
– Todo projeto tem que ter pelo menos uns 4 itens falando da sustentabilidade social.
– Existem diferenças entre sustentabilidade social e sustentabilidade do prrojeto.( sustentabilidade social = ação social), (suatentabilidade do projeto =recursos para dar continuidade no projeto)
Todo projeto tem que ocasionar mudanças, para isso é preciso: planejamento,monitoramento e avaliação.
– Planejar não é perder é ganhar tempo.
Ex. de empresas que investem no desenvolvimento sustentável: Natura , Ethos, Bovespa.(ver pág. 27/ apost.)
10ª Aula / 14/11/2009
Aviso: (dia 21 não haverá aula)
Dinâmica FOFA
Força
Oportunidade
Fraqueza
Ameaça
Estudo de caso: Mães Atuantes. ver (blog ou/ e arquivos G grupos).
aplicar o FOFA.
Organização do evento: churrasco amigo (ver arquivo G grupo).
Atividade em grupo: O que devo fazer para casar? (trocar a pergunta)
– O que devo fazer para encontrar boas parcerias?(ver arquivo G grupo).
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