GPS/Dinâmicas de grupo

Dinâmica I

Exercício prara aprender a ouvir

objetivo: Notar a dificuldade que temos de ouvir as pessoas verdadeiramente.

Dois participantes ficam de frente um para o outro. Um terá que ouvir o outro pelo tempo de cinco minutos sem interferir com perguntas ou gestos.

Passados os cinco minutos os papéis são trocados, o ouvinte passa a ser o relator e o relator passa a ser o ouvinte.

Dinâmica II

Os  nós

Objetivo: refletir sobre a capacidade de cada um, a crença em si mesmo e reconhecer que somos capazes  de nos superar

Cada participante recebe um pedaço de barbante e é questionado, sobre qual de suas mãos  tem maior habilidade.  Então é perguntado quantos nós cada um acha que conseguirá fazer com essa mão sem a ajuda da outra.  Os nós são contados e desfeitos. A  seguir é sugerido que se faça também os nós com a mão que era considerada ruim. Os nós são contados  e a maioria  conseguiu fazer mais nós que com a mão que consideva ruim do que com a primeira.

Dinâmica III

A cadeira

Objetivo: perceber que dependendo do angulo que se olha, mesmo se tratando de um mesmo objeto, é possivel enxergá-lo de maneira diferente.

uma cadeira é colocada no meio da sala, e é perguntado o que cada um está vendo. Apesar de ser uma mesma cadeira,  cada um percebe apenas a parte que está voltada para si. Sendo assim cada um percebe detalhes diferentes.

Dinâmica  IV

A rede

redes_sociais1.jpg (489×326)

objetivo: perceber a ligação entre nós e o mundo e a importância da comunicação.

Texto utilizado: folha de papel

Alguém lê um texto em voz alta, cada participante recebeu um pedação de papel com uma palavra retirada do texto a ser lido. Algumas palavras precisam ser repetidas. Os participantes ficam em circulo e um rolo de barbante é entregue a um deles. O que está com o rolo vai passando para o outro conforme as palavras do texto vão sendo anunciadas. ex quando no texto é pronunciada a palavra chuva, o que está com o rolo passará para o outro que tem a tal palavra. Os participantes também poderão ir dizendo seu nome e cumprimentando o outro para que se conheçam. Ao final uma grande rede vai ser formada, onde todos ficaram ligados direta e indiretamente. Depois todos serão convidados a desfazer a rede sem quebrar o cordão, conversar ou dar dicas..

Comentários:

Na verdade estamos todos ligados uns aos outros. somos todos dependentes.

Sem comunicação é difícil fazer qualquer coisa. a ligação e a comunicação é primordial para um bom resultado, para que nossos objetivos sejam concretizados.

Dinâmica V

De longe, de perto

objetivo: perceber que quando nos afastamos e  olhamos o problema como um todo, a percepção se torna maior, e a solução se torna mais fácil.

O professsor pede que todos se juntem num bolo só , no meio da sala e pergunta o que estamos vendo. todos percebem que nossa visão se limita apenas ao que está diante do nosso nariz. depois pede que nos afastemos passa a passo e assim notamos que quanto mais afastados mais aumenta a amplitude de nossa visão.

Comentários:

Quando estamos muito perto, envolvidos com os problemas, não conseguimos ver o todo. Quando nos afastamos um pouco, conseguimos ver com mais clareza, sob todos os ângulos. Só temos que ter o cuidado para não nos afastarmos demais, dar as costas para os problemas.

Você sabe usar o seu tempo?

1. Passo boa parte do meu tempo “quebrando galhos” urgentes.

(x ) Nunca ( ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

2. Quando dou uma informação, falo tudo nos mínimos detalhes.

( ) Nunca (x ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

3. Quando há riscos envolvidos, prefiro que outros tomem as decisões.

( ) Nunca (x ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

4. Só delego trabalhos rotineiros e sem grande responsabilidade.

( x) Nunca ( ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

5. Para mim é difícil distiguir a diferença entre o que é urgente e o que

é prioritário.

( ) Nunca ( ) Raramente (x ) Quase sempre ( ) Sempre

6-  Prefiro resolver tudo na hora ao invés de planejar.

( ) Nunca (x ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

7. Controlo tudo para que nada saia errado.

( ) Nunca ( x) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

8. Na minha empresa sou “pau para toda obra”.

( x) Nunca ( ) Raramente ( ) Quase sempre ( ) Sempre

RESULTADOS

1- Nenhuma questão assinalada “Quase sempre” e “Sempre”: Há indícios que de que você usa bem o seu tempo e tem boa qualidade de vida.

2- De uma a três questões assinaladas “Quase sempre” e “Sempre”: Atenção! Você precisa se aprofundar no diagnóstico do uso do tempo. Há indícios de que sua qualidade de vida com foco no uso do tempo está comprometida.

3- De quatro a sete questões assinaladas “Quase sempre” e “Sempre”:

Indica que sua qualidade de vida com foco no uso do tempo está significativamente comprometida.

4- Todas as questões assinaladas “Quase sempre” e “Sempre”: Indica que você está correndo risco de ficar estressado. Perda de tempo é falta de planejamento .

Viaje na viagem

1) O que vamos fazer ?

RESP: Estudo da situação populacional.

2) Para onde vamos viajar ?

RESP: Serra Pelada

3) Quando iremos / voltaremos ? Quanto tempo vai demorar

RESP:  Iremos em 15/2/2010 e voltaremos em 15/5/2010, duração 3 meses.

4) Por que vamos fazer a viagem ?

RESP: Para conhecer as reais necessidades da população

5) Para quê vamos fazer a viagem

RESP: Para criar projetos que possa desenvolver alternativas parasuprir as necessidade da população

6) Como vamos fazer ?  Transporte/Estadia…

RESP: Ida e volta de avião, e alugaremos um imóvel para três meses de estadia

7) Quem vai participar dessa viagem ?

RESP: Midiã, Alberto e Reinaldo, em São Paulo ficará o Douglas na base de apoio para centralizar e receber as informações de Serra Pelada-PA .

8) O que precisamos ter/levar nessa viagem ?

RESP: a)    Material de higiene: Papel higiênico,Sabonete,shampoo, pasta de dente, escova de dente, desodorante, escova de cabelo, pente, barbeador, creme de barbear, absorvente.

b) Material preventivo: repelente,hidratante, protetor colar, medicamentos, materiais de primeiros socorros

c)   Material de limpeza: sabão em pó e em pedra, detergente, palha de aço,água sanitária,vassoura, pá de lixo, sacos de lixo, panos para limpeza, panos de prato,toalhas de mesa, guardanapos.

d)   Alimentos: vários mantimentos, de preferência não perecíveis.

Obs: Verificar a existência de utensílios domésticos, gás de cozinha, fosfóros, e roupas de cama mesa,e banho no local, ou se é preciso providenciar

e)    Material de trabalho: 2 notebooks,3 palm top,    3 máquinas fotográficas,  4 telefones celulares,rádio,1 antena via satélite,pilhas ou baterias suficientes para carrregar os aparelhos, 2 impressoras, cartuchos de tinta para impressão.

f) Para uso pessoal: roupas leves, bonés ou cahpéis,chinelos ou sandálias, roupas de cama, roupas de banho,(caso não haja no losal) roupas de dormir.

g) providenciar com antecedência: locação da casa, locação de três bicicletas, locação de um barco. Contratar uma pessoa para cozinhar e fazer a para a limpeza da casa e um guia turístico.

9) O que vamos fazer quando chegarmos lá?

RESP: Após o estudo que realizaremos na cidade (Serra Pelada),das necessidades da população, elaboraremos uma agenda diária para atuação da equipe.

10)   Quem se responsabilizará pelas atividades

RESP: Douglas será o articulador que estará na central de SP para receber as informações diárias e controlar as diretrizes do planejamento das atividades em Serra Pelada PA.

11) Quanto iremos gastar ?

RESP: Aproximadamente R$ 35.000,00 nos 3 meses de viagem

12) Como saber se a viagem está sendo e foi legal ?

RESP:Realizaremos avaliações semanais em equipe juntamente com o articulador em SP para acompanhamento da evolução do planejamento e após a viagem realizaremos uma avaliação geral em SP.

Deixe um comentário